§ Por que Adorar… | 24

junho 18, 2009 at 2:19 pm 4 comentários

No tempo em que nos encontramos os reviews são bem escassos, e como consegui finalmente manejar meu tempo novamente lá no meu  Blog, tive que vir com alguma coisa para deixá-lo atualizado…. Então é o seguinte: toda quinta  vem aqui a sessão “Por que Adorar…”.

Meio dengoso esse nome, não? Mas fazer o que… O esquema é bem simples, das séries que vou fazer review no início da temporada 09/10 vou dizer o porque perder tempo vendo tal série, mesmo que algumas em certos – ou muitos – pontos, seja dificil de achar. Então é isso.

bem vindo ao POR QUE ADORAR…

Meu xodó há meses, 24 é aquele tipo de série que uma vez dada devida atenção à ela, é um caminho sem volta. Não tem como não viciar ou ao menos não ficar intrigado com o que vai acontecer no próximo minuto. Cativa, envolve, mata de tensão. Aqui vão os 10 motivos do porque ( eu ) adorá-la:

1    –    Cada episódio ocorrer em 1 hora real:

Confesso que de empreitada, esse foi o principal motivo que antes me fazia ter certa imlicância para não assistir a série. Vamos pensar? Como diabos tramas, personagens, conhecimentos, envolvimento com personagens e etc. poderia ter sucesso numa série que tem sua temporada integral passada em 1 mísero dia? Erro, queridos leitores… A série tem como principal escencia a tensão, então é exatamente isso que esse período traz. Há sempre um prazo e com ele um contra-tempo para pôr tudo a perder. Há sempre um porém naquilo tudo… Uma regra a seguir e tudo piora quando o tempo anda sem qualquer pena, para desespero nosso e dos personagens que veem aquela situação que aparentemente é – por vezes de fato sendo – impossível.

2   –   O reloginho incessante:

O grande vilão da série inteira.

E daí que o terrorista vai explodir uma bomba num local público em 30 minutos e ninguém faz  mínima idéia onde raios a infeliz está? E daí se em dentro de algumas horas a CTU vai ser invadida por terroristas e quase todos ali morrerão, porém nem haver tempo de elees saberem o que ocorre? E-DA-Í? Faça chuva ou faça Sol… Chova água ou rios de sangue, qualquer um ali naquela série tem suas falhas… o Pi-pi-pi do relógio não. Ahhh, pelo menos ele tem a consideração – as vezes, diga-se de passagem – de não apitar. É o luto dele quando um personagem querido morre…

3   –   A Salada Mixta de personagens Temporada a Temporada

Somente Jack e o Agente Aaron Pierce ( esse, convidado ) apareceram em todas as 7 temporadas. Porém o que apareceu em todas as horas mesmo, foi só o Bauer mesmo. Ninguém tem destino muito definido. Uma hora fulano esta lá, feliz da vida até q Pimba! Era uma vez… Mas não é só a morte que empreita o futuro de tais seres, o desuso também pode pegar em cheio alguém. Não é estranho ter um personagem com suma importancia numa x temporada e na seguinte não há nem cheiro dele. Nada impede do mesmo voltar, o problema é saber se realmente vai haver volta e se sim, quando. O caso mais peculiar foi o do agente Milo, por dois motivos: ele foi o que teve a maior brecha ( apareceu na 1ª temporada e somente voltou a aparecer na 6ª ) além de ter uma morte completamente inesperada. Também há casos para lamentar. Vide Martha Logan ( sendo ex-1ª-dama perdeu a utilidade ) e Karen Hayes Buchanan, que nessa última temporada perdeu o marido e não deve voltar mais… Talvez numa futura presidência… Também Palmer, Tony, Michelle, Chapelle, Mason, Nina, Chase… E por aí vai….

4   –   O elo e ao mesmo tempo independencia entre os “Days” e “Hours”

Não viu todas as temporadas? No problem! A única coisa a ter conciencia é de que se voce vir uma inteira, será questão de tempo até estar devorando as outras sete… As tramas e ameaças principais da temporada são todas – até o Day 7 – todas isoladas. Claro que ter certa bagagem nas costas acaba deixando as coisas bem mais interessantes. Dá para perceber a diferença no rombo temporal que houve entre as temporadas. Ver o pessoas novos e a ameaça da vez… Porém um porém: a 2ª e a 3ª temporada são as de mais vínculo entre os dias. Mas de restante está de boa. São Previously on 24 garantidos em cada episódio e em quase todas as season premieres . Mas junto com Lost, 24 é altamente recomendável não perder nenhum episódio… O risco de deixar detalhes batidos é graaande….

5   –   A divergência entre os arcos “Campo” e “Casa Branca”

24-Season-7-Promos-24-4417718-1000-

Torturar ou não? Aceitar aos pedidos de um terrorista encarcerado ou não? A burocracia e a boa-conduta (!) são mais pedras no sapato de um final feliz( ?)  para a ameaça do dia. São nada mais que paradoxos, que de uma forma ou de outra devem ser resolvidos. Paradoxos ortodoxicos… Foi tanto chefe de gabinete de Presidente com a batata quente na mão para deixar ou não Jack torturar alguém que dava até gosto…. Pelo visto deve ser sempre assim. Escolher entre o ruim e o pior, o certo ou o bem-maior… Ficar repensando que nem sempre deixar um método desumano acontecer para o bem maior não é fácil. Afinal, a pessoa vai levar isso nas costas e conciencia para o resto da vida… Enfim, um circo dos horrores que não dá para parar de ver…

6   –   CTU

CTU-Logo

Esse foi o grande erro da temporada desse ano. Sejam os agentes duplos, os funcionários inesquecíveis ( porque no FBI só a Janis e a Renee conseguiram esse feito ) . A coitada sofreu, foi bombardeada, invadida por terroristas por duas vezes  e nessa temporada foi fechada! Mas para a salvação dos pobres desamparados – eu – parece que viram o erro que fizeram e a versão Nova Iorquina da Counter Terroris Unit promete vir com tudo ano que vem –  e com Chloe. Foi lá também que vimos Tony, Jack e Edgar morrerem,  Mas enfim, a CTU tem um peso pscologico nisso tudo. É o que – na maioria das vezes – dá um ar de segurança, paz e fechamento de problemas e esse ano sem ela fez uma tremenda falta….

 7   –   As reviravoltas

Quem diria que o bundão do Presidente Charles Logan era um dos maiores vilões da 5ª temporada? Quem diria que os terroristas realmente conseguiram detonar uma bomba nuclear em plena Los Angeles? Já dito antes nesse mesmo texto: aqui nada é certo. É tudo ali na medida certa. Da descoberta, ao dessenrrolo até o fecho. Tudo perfeitamente na medida certa, com os diálogos certos, no ponto certo, com a emoção certa. Foram poucas as vezes que 24 beirou o óbvio, que não surpreendeu. Tanto que é a única série que não consigo nem a pau imaginar algo para o final da temporada… O que dá raiva é que uma dessas sempre me aparece nos 57 minutos da hora em questão…. Damn it! 

8   –   Os Presidentes 

President David Palmer - 24 photo

Tá certo que não foram todos. Wayne e Keller foram uma das coisas mais inúteis do mundo dessa série. Mas tivemos David Palmer! O 1º Presidente negro da história dos EUA ( Obama nem sonhava nisso ) foi um dos personagens mais queridos. Foi morto nos primeiros minutos da 1ª hora do Day 5 e deixou – muitas – saudades. Logan foi o vira-casaca Mor e Allison foi um tipo de Palmer Reloaded por ser a 1ª mulher Presidente da terra do tio Sam… Mas esses três fizeram história na mitologia de 24 e por isso merecem um lugar na lista…. 

9   –   Chloe O’Brian

O que seria de Jack sem a Geek mais legal de todos os tempos? Quem localizaria uma latinha de Coca-Cola lote nº 309854672 via satélite para o Jack caso ele precise? Janis? Baaargh! Vai chamar a O’Brian! Ela sofre, é resignada do cargo, põe em perigo sua vida e trabalho, mas nunca, nem por um milésimo de segundo trai Jack. Começou come quieto, mas sua ignorância com os outros faz dar de dez à zero com um tal de House e 1000 a zero contra qualquer Geek que falarem… Ponho minha mão no fogo quanto à isso!

10   –   Jack Bauer!!!!

Perdeu a mulher, namorada, vida, filha, certo Q de humano, não tem ao que se apegar, suja as mãos no trabalho que ninguém quer fazer e no fim é condenado na corte por tais atos.. Jack Bauer é o desgraçado das séries. Porém um herói. Não um herói incompreendido, mas injustiçado. A cena aí de cima é uma das minhas preferidas. Finale da 3ª Temporada. últimos segundos para fechar a 24ª hora. Jack desabou. Não deu. Mas precisava. É um herói humano, falho, porém difícil de penetrar. Vida longa – e feliz – a Jack Bauer.

E vocês? Por que acham que 24 merece ser adorada? Ou sei lá, de repente NÃO merece ser… ( sem pressão nenhuma nesse ‘não’ com Caps Lock… )

Por: Michael Oliveira

 

Post Previamente publicado em Vício de Seriados

Anúncios

Entry filed under: 24 Horas.

~ Book Of Judges (Mental 1.03) ~ Harper’s Island 1.09 (Seep)

4 Comentários Add your own

  • 1. Lucas Santtos  |  junho 19, 2009 às 7:35 am

    HAHAH Rapaz… nao sei se cheguei a te dizer, mas 24H eu vi 1 temporada (quase completa) na GLOBO, acho que faz uns 2 anos já! Eu gostei da serie, mas o unico problema é que nao dá pra perder nenhum unico episódio se nao fica totalmente perdido e vamos combinar que bazar 7 temporadas pra ver né…

    Pelo pouco que conheci tenho que lhe dar apoio se tratando de Chloe O’Brian… a personagem é otima!!

  • 2. Michael Oliveira  |  junho 19, 2009 às 9:20 pm

    Vc já conhecia a Chloe, Lucas? Então vc não viu a 1ª! A Chloe só da as caras a partir da 3ª…. Vc deve ter visto a 4ª…. Pena, uma antes da 5ª, a melhor” :p
    Abraços!

  • 3. Rafael Marques  |  junho 21, 2009 às 10:34 pm

    Perfeito esse seu post, Michael.
    24 Horas é minha série preferida, de longe. Eu costumo dizer que é a única série que não parece uma série, mas sim um filme, tamanha a qualidade dos episodios, principalmente em cenas de ação. Concordo com praticamento tudo que você escreveu sobre a série. A partir do momento que você assiste uma temporada, você quer assistir as outras. Eu nem estou conseguindo esperar o ano que vem para a 8ª temporada.
    Uma sugestão, se você me permite. Dá pra você acrescentar um motivo que eu acho fundamental para quem curte uma série de ação:
    *Os Vilões: sempre existem mais de um vilão por temporada (Fayed, Habib Marwan, Vladimir Bierko, Ramon Salazar), e a maioria deles tem grande destaque nas temporadas. Sem contar, que muitos vilões, nós nunca imaginaríamos (Nina Myers, Tony Almeida).

  • 4. tiago  |  junho 24, 2009 às 11:19 am

    realmente é sensacional, tensão a toda hora. toda hora te surpreende com alguma revelação, traição.
    Quem não ve, desculpa, mas tá por fora.haah

    vi as sete temporadas em poucos meses, e quero mais! haha

    melhores temporadas, 2,3 e 5 … a 7 tb

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Contador de Visitas

  • 449,419 Visitas

Visitantes Online


%d blogueiros gostam disto: